10 alimentos do dia-a-dia mais saudáveis para cães

Embora as rações dos cães estejam formuladas para lhes dar tudo aquilo que eles precisam, a verdade é que poucos donos resistem a um dar ao cão um petisco de vez em quando.

Saiba quais são os alimentos mais saudáveis para os cães. Lembre-se que devem ser dados com pouca frequência e em poucas quantidades e nunca devem substituir a dieta base do cão.

Meloa

Cantaloupe: Problem Fruit

É uma fruta excelente para cães. Está carregada de vitaminas, sendo particularmente boa para a visão dos cães e prevenção de cataratas. Distingue-se das outras frutas por ser um alimento hipo-alergénico, ou seja, com baixa probabilidade de provocar alergias ou de causar problemas digestivos.

Feijão verde

green beans

O feijão verde é nutritivo e os cães adoram. Se tem um cão com excesso de peso, os feijões verdes são uma óptima forma de dar um “mimo” extra sem aumentar muito o consumo de calorias do cão. Não só é uma alimento pouco calórico, mas também fornece bastante fibra, que dá uma sensação de estômago cheio durante mais tempo.

Espinafres

spinach bowl

Uma verdadeira saúde de ferro. Os espinafres são dos melhores legumes que pode dar ao seu cão. São especialmente benéficos para cães anémicos. Ricos em ferro, os espinafres crus são mais difíceis de diferir do que os espinafres cozinhados, por isso as melhores opções são cozer a vapor ou saltear na frigideira. Cozer pode retirar parte dos nutrientes. Mas não inclua sal nem outros condimentos e convém cortar em pedaços.

Maçã

Apples

“Uma maça por dia, nem sabes o bem que te fazia”. Já dizia o ditado que uma maçã é uma boa aposta no que diz respeito à alimentação humana, mas para os cães, o mesmo principio aplica-se. A maça tem cálcio, vitamina C e K, e antioxidantes que são uma verdadeira arma contra o cancro. Deve retirar as pevides da maçã, que são tóxicas. Embora em pequenas quantidades os efeitos nocivos não se façam sentir, se der maçã ao seu cão com regularidade, a quantidade ingerida já aumenta e por precaução deve retirá-los.  

Abóbora

Pumpkins!

A abóbora é uma fonte rica em fibra que traz benefícios para o sistema digestivo e urinário. Ajuda a regular o trânsito intestinal e a prevenir cancro. Não dê ao cão demasiada abóbora. Apesar do grande tamanho deste vegetal, deve dar apenas o equivalente a 2 ou 3 colheres.

Batata doce

Steak cut sweet potato fries

A batata doce contém vitamina A, B6, C e E, betacarotenos e magnésio. Os cães podem comer batata doce crua ou cozinhada. Uma das formas mais interessantes é batata doce desidratada: cortada às fatias e levada ao forno a 140ºC durante 6 a 8 horas. Fica dura e é óptima para os cães roerem.

Mirtilos

+ Blueberries.

Os mirtilos são nos humanos uma arma secreta contra o cancro e as doenças cardiovasculares. Nos cães funcionam da mesma forma. Não dê contudo uma grande quantidade de mirtilos ao cão, não deve dar mais de 10 bagas.

Melancia

Watermelon

A melancia é uma óptima opção para o Verão. Congele-a para criar uma espécie de gelado de melancia e sirva-a bem fresca ao seu cão para combater o calor. Para além da Vitamina A, B1, B2, C, E e K, é uma excelente forma de manter os cães hidratados no Verão.

Espargos

Asparagus

Os espargos são um alimento muito saudável, para além de fortalecerem o sistema imunitário e ajudarem a prevenir cancro, aliviam também dores nas articulações. Mas não se deve dar ao cães em grandes quantidades. Os espargos são diuréticos e por isso o cão pode querer ir à rua com mais frequência. Geralmente acontece a urina ganhar um odor característico e as fezes ficarem esverdeadas. Isto é normal caso o animal tenha ingerido espargos.

Couve de Bruxelas

brussel_sprouts

Este vegetal é uma espécie de mini-couve. É bom para os ossos do cão e para o sistema imunitário. Pode ser consumida crua ou cozinhada, mas não se deve dar mais do que três unidades, ou pode causar diarreia.

Originalmente publicado na Arca de Noé: Fonte
Algumas imagens poderão conter direitos de autor, indicados na fonte.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *