5 dicas de treino para donos de primeira viagem

Ter um cão pela primeira vez é uma experiência maravilhosa de descobertas e desenvolvimento de uma amizade duradoura. Todavia é também uma experiência desafiante e que requer muita dedicação por parte dos donos para que o cão se desenvolva de uma forma equilibrada.

Para que a sua primeira experiência com um cão seja a melhor possível saiba quais os aspectos mais importantes a ter em conta para treinar o seu cão:

Tenha uma atitude firme

Nas semanas que se seguem à chegada do cão a casa tudo é novidade. Todos os comportamentos são novos, alguns engraçados, alguns indesejados. Para donos que nunca tiveram cães é fácil deixar-se levar por estes comportamentos e deixá-los acontecer por pensar que o cão ainda se está a adaptar.

No entanto, o ideal é seja firme desde o início com o cão. As primeiras semanas de vida de um cachorro irão determinar em grande parte como irá desenvolver-se a sua personalidade. É por isso importante que use uma voz firme quando quer corrigir um comportamento indesejável. Evite, no entanto, castigos físicos que poderão despoletar características negativas no cão, como o medo ou desconfiança e que poderão traduzir-se em agressividade mais tarde. A correcção de comportamentos indesejáveis deve ser sempre feita no momento em que o comportamento está a acontecer e não depois, uma vez que o cão não tem noção do tempo e não saberá porque está a ser corrigido ou castigado.

Redhill Kitchen - Sept 2011 - OK So It Was Me

 

Seja consistente

Ter uma atitude firme está intimamente relacionado com outro aspecto muito importante e que é ser consistente. A chegada do cão deve ser acompanhada com uma atitude e abordagem consistente entre toda a família. As regras a que o cão terá de obedecer deverão ser acordadas por todos aqueles que com ele irão interagir de modo a que este entenda desde o início o que é esperado dele.

Tire algum tempo para pensar se vai querer que o cão suba para o sofá, se irá dormir no quarto ou se vai ter acesso a todas as zonas da casa. Isto irá garantir que as regras sejam aplicadas por todos da mesma forma e irá evitar repreensões inconsistentes que servirão apenas para confundir o cão.

Sybil

Dedique tempo ao seu cão

Desenvolver uma relação próxima com o seu cão será determinante para que toda a família seja feliz, incluindo o novo companheiro. É essencial que lhe dedique bastante tempo, a brincar, a dar mimos e amor e até a fazer exercícios de obediência. Isto é especialmente importante se o cão ainda for cachorro. Foi retirado da mãe e encontra-se num ambiente estranho e novo e por isso precisa de se sentir seguro e amado para crescer como um cão equilibrado e dedicado à família.

IMG_2371

Mantenha rotinas

Tal como as crianças, os cães gostam e precisam de rotina. Ter uma noção de quando e como as coisas vão acontecer são o primeiro passo para que o cão tenha um bom comportamento, uma vez que este saberá à partida aquilo que é dele esperado. Estas rotinas incluem horários de alimentação, de passeios ou brincadeira.

Dog played with his food.

Inscreva o seu cão numa escola de treino

Ao contrário do que se possa pensar, as escolas de treino não são apenas para cães problemáticos ou para treinar o cão para proteger a casa e a família. O treino de obediência é uma ferramenta importante para qualquer cão e qualquer cão irá beneficiar deste treino.

Neste treino os donos aprendem técnicas para exercer liderança sobre o cão. Esta é uma actividade que será também apreciada pelo cão e é mais uma oportunidade para o cão estreitar laços com os donos e interagir com outros cães.

Schleppleinen-Training mit Angie

Originalmente publicado na Arca de Noé: Fonte
Algumas imagens poderão conter direitos de autor, indicados na fonte.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *