1448617264_8646412605_891df9ae68.jpg

5 Dicas para fazer caminhadas com o seu cão

As férias de Verão são dias de descanso, divertimento e aventura, não só para si como também para o seu cão. As caminhadas ao ar livre são uma excelente forma de relaxar, exercitar e entrar em contacto com a Natureza e podem ser também uma fonte de alegria para o cão.

É uma óptima forma de quebrar a rotina dos passeios diários mais curtos e dos longos periodos que o cão passa sozinho em casa. Poucas experiências serão tão gratificantes para si como ver o seu cão maravilhar-se com novas sensações, novos cheiros e a liberdade de voltar à Natureza.

Apesar de ser uma actividade que não requer experiência requer alguns cuidados:

1. Check-up pré-caminhada

Antes de partir para uma caminhada num parque natural que ainda desconhece certifique-se que o seu cão tem a vacinação em dia para evitar potenciais problemas. No caso de ser uma caminhada mais longa daquilo a que o cão está habituado faça alguns treinos nas semanas anteriores de menor distância para desenvolver a resistência do cão.

Trail Hike

2. Civismo

Certamente que terá no seu cão um excelente parceiro na exploração de um território desconhecido, no entanto, mesmo que o seu cão esteja treinado não descure a utilização da trela. Até um cão treinado pode ignorar o comando do dono se for exposto a um novo estímulo e afastar-se. Para além de poder representar um perigo para o cão, pode também levar a encontros indesejados com outros cães soltos ou assustar outras pessoas que estejam a caminhar na mesma zona.

Fall Creek Falls State Park

3. Kit de primeiros-socorros

“O seguro morreu de velho” diz o ditado português. Ainda que possa achar que uma caminhada é apenas uma caminhada, a verdade é que por vezes acontecem acidentes e se estiver longe do carro ou da localidade mais próxima, um estojo de primeiros-socorros pode ajudar a limpar e proteger alguma ferida até que consiga deslocar-se a um veterinário.

First Aid Kit

4. Hidratação

A hidratação é um dos pontos mais importantes nesta lista. Os cães ficam desidratados a um ritmo bastante superior ao nosso, sendo portanto essencial que se faça acompanhar com bastante água para si e para o seu companheiro.

Benz

5. Check-up pós-caminhada

No final da caminhada faça uma “inspecção” rápida ao cão para despistar carraças, pulgas, espinhos espetados nas patas do cão ou outros possíveis ferimentos.

DSC_2620

Lembre-se que um cão cansado é um cão feliz!

Originalmente publicado na Arca de Noé: Fonte
Algumas imagens poderão conter direitos de autor, indicados na fonte.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *