Adquirir um coelho anão – 12 aspectos a considerar

Adquirir um coelho anO Coelho Anão pode ser um verdadeiro companheiro, com o seu ar encantador e tamanho pequeno que permite mantê-lo num apartamento. Mas, tal como qualquer animal, exige um compromisso de tempo e dinheiro por uma década, se for bem tratado.

Adquirir um Coelho Anão é um investimento a longo prazo já que o animal pode viver 10 anos. É preciso considerar a longevidade de uma animal bem tratado se pretende ter um coelho ou se o pretende oferecer a crianças.

1 – Os Coelhos Anões necessitam de manutenção, tanto com a limpeza da gaiola, como na preparação de uma dieta saudável, o que implica oferecer ao coelho vegetais e fruta variados, para além da alimentação base. Vai ter por isso de despender com o coelho no mínimo uma hora de diária.

2 – O Coelho Anão necessita de ter acesso a uma divisão onde se possa exercitar. Caso a divisão não esteja preparada para o coelho, sem nada perigoso ou de valor que ele possa roer, terá de estar presente e supervisionar o animal a todo o momento.

3

Durante as férias terá de encontrar alguém que tome conta do coelho.

4 – O Coelho Anão necessita de cuidados veterinários. Só deve adquirir um animal se estiver disposto a providenciar-lhe a assistência médica de que ele necessita quando adoece.

5 – As alergias à pele morta e saliva de animais são relativamente comuns. Certifique-se de que ninguém da família é alérgico antes de adquirir o animal.

6 – Se houver alguém da família que não esteja de acordo com a aquisição do coelho, pondere e reflicta novamente sobre o assunto.

7 – Deve clarificar desde o início quem será responsável pelo coelho ou, em caso de partilha da responsabilidade, quem será responsável por que tarefa.

8 – Um coelho anão alojado sozinho necessita de muita atenção por parte do dono, caso contrário pode ficar deprimido. Se não tiver o tempo necessário, pondere alojar duas coelhas. Em alternativa, pode alojar um casal, mas para evitar ninhadas sucessivas terá de castrar o macho.

9 – Os coelhos machos são animais territoriais e para evitar a marcação de território podem necessitar de ser castrados. Informe-se sobre a diferença entre adquirir um macho e uma fêmea, ou várias fêmeas da mesma ninhada.

10 – Os coelhos anões são uma variedade pequena do coelho. Para ter a certeza de que o coelho não tem mais de 1,5kg, ao contrário do coelho comum que pode atingir os 5 kg,  é aconselhável comprar um coelho puro. Enquanto pequenos, a diferença entre um coelho anão e um coelho gigante é quase imperceptível para quem não conhecer as raças.

11 – A gaiola dos coelhos anões deve ter no mínimo 80 cm de comprimento e 50 cm de largura. O que não dispensa o tempo de exercício fora da gaiola.

12 – Um coelho pode trazer imensa companhia e ternura à sua vida. São animais limpos que gostam de carícias e por isso preenchem facilmente um lar. Um coelho Anão é uma óptima aquisição para quem ponderou sobre as questões acima apresentadas.

Originalmente publicado na Arca de Noé: Fonte
Algumas imagens poderão conter direitos de autor, indicados na fonte.

1 responder

Trackbacks e Pingbacks

  1. […] O bicho não é meu mas está à minha guarda durante uma semana. É da minha namorada. Estou cheio de sorte: o animal podia ser uma iguana, um gato assanhado ou um cão de uma raça perigosa. Mas também podia ter sido mau para ele: o coelhito tem o tamanho ideal para os meus tachos e panelas. Mas ele é um querido: é sossegado, é mesmo muito fofo (literalmente) e parece um peluche vivo. Mas não é um peluche. Para saberem mais sobre esta variedade de coelho, e todos os cuidados a ter com ele, cliquem aqui. […]

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *