As melhores raças de cães para viver em apartamento

Ter um cão num apartamento pode ser um desafio e sem dúvida implica mais entrega do dono ao cão. Mas não é impossível. A maioria dos cães são tão apegados à família humana que preferem estar no interior do que no exterior da casa desde que acompanhados.

Pela proximidade e obrigatória convivência com vizinhos, ao escolher um cão para um apartamento para além de escolher um cão ao seu gosto, que se adapte ao seu estilo de vida, deve ter também em consideração algumas limitações da vida em apartamento.

Características de um cão de apartamento

Sociabilidade

Os cães de apartamento são obrigados a partilhar as zonas comuns com outras pessoas, incluindo crianças e provavelmente outros cães. Ao levar o cão à rua pode ter de dividir o elevador, ao entrar no prédio pode encontrar uma criança com comida na mão, etc. São muitos os “encontros imediatos” que um cão de apartamento tem de passar.

Ao crescer neste ambiente o cão acaba por se adaptar à pessoas, mas facilmente há vizinhos novos, visitas a entrar e sair o que implica que um cão para apartamento deve ser naturalmente sociável. Isto exclui as raças as raças mais territoriais e que por natureza são menos tolerantes em relação a outros cães.

Nível de energia baixo

Na verdade, o nível de energia dos cães de apartamento deve ser baixo, quando estão em casa. Há raças mais enérgicas que são muito calmas em casa e só dão largas ao exercício durante o passeio.

Isto é um factor determinante para a escolha do cão. Um cão muito activo dentro de uma casa com pouco espaço acaba por entrar em stress e começa a libertá-lo destruindo e roendo objectos.

O nível de energia não está ligado ao porte do animal. Cães de porte grande podem ser verdadeiros molengas em casa, enquanto que cães de porte mais pequeno parecem ligados à corrente 24 horas por dia!

Note contudo que todos os cães necessitam de ser passeados várias vezes ao dia. Os cães de apartamento não são excepção, nem mesmo os de porte mais pequeno. Fala-se assim de cães com baixo nível de energia, mas não sem vontade de passear.

Pouco barulho!

Os problemas mais comuns com vizinhos surgem devido ao barulho. Um cão silencioso ou que ladra apenas quando há algum estímulo que o justifique é o ideal para apartamento. Existem também raças de caça que podem não ladrar com muita frequência, mas que têm uma voz poderosa e muito audível. É de evitar ter estes cães em apartamento!

Estigma

Vale a pena mencionar que a vida de um dono de um cão de apartamento é facilitada se o cão for considerado amigável pela sociedade. O American Staffordshire Terrier é um cão aconselhado para apartamento, desde que bem socializado com outros cães e pessoas. Mas devido ao estigma que cai sobre os cães que se parecem com Pit Bulls estão sujeitos, ter um cão destes num apartamento implica ter mais cuidado na relação com vizinhos. Por vezes mesmo tendo todos os cuidados com o cão, há simplesmente pessoas que não aceitam partilhar o prédio com cães destas raças e podem causar algumas dores de cabeça. Com isto não queremos dizer que deve limitar a sua escolha pela percepção errada da sociedade em torno desses cães, mas se escolher outras raças pode estar a prevenir problemas com vizinhos implicantes.

Top 5 melhores raças pequenas para apartamentos

1. Pug
É um cão pequeno com baixa necessidade de exercício e ideal para apartamento. Ladra pouco, é activo mas não irrequieto.

PUG

2. Maltês
O Bichon Maltês é um cão alegre e que gosta muito da companhia da família. Deve ser bem socializado pois é algo desconfiado de estranhos.

Bella - Cute

3. Caniche Toy
O Caniche Toy é a variedade mais pequena desta raça. É um animal calmo, inteligente e que necessita de exercício. Adapta-se muito bem à vida num apartamento.

DSCF4171

4. Pequinês
É um animal calmo e bastante sossegado. Não ladra muito o que é ideal para apartamento. Necessita de escovagens regulares.

Tammy

5. Yorkshire Terrier
Esta raça é uma das mais populares e é um bom cão de apartamento. É calma quando comparada com outras raças toy. Deve ser bem socializada.

chew toy

Outras raças pequenas

Estas raças são mais provocadoras em relação a outros cães e algo reactivas a crianças abusadoras. Devem ser muito bem socializadas. Algumas são demasiado vocais e devem por isso ser treinadas para não ladrar. Mas podem dar bons cães de apartamento:

Bichon Frisé
Chihuahua
Chinese Crested Dog
Épagneul Japonês
Lhasa Apso
Lulu da Pomerânia
Scottish Terrier
Shih Tzu
Spaniel Anão Continental
Welsh Corgi
West Highland White Terrier

Top 5 melhores raças médias para apartamentos

1. Bouledogue Francês
Um cão calmo e equilibrado. Não é demasiado vocal, sabe distinguir os barulhos normais daqueles que faz sentido dar alerta. É bastante sociável.

Boogaloo -- Alameda, CA

2. Cavalier King Charles Spaniel
Um cão adaptável e muito sociável. É um dos melhores cães para ter em apartamento.

My dog :-)

3. Bulldog Inglês
É um cão relaxado e muito preguiçoso. Adora estar no seu canto.

Old World Shaving Parlor Bulldog, Red Bank, New Jersey

4. Boston Terrier
É um cão calmo, adaptável e divertido. Tem um pouco o feitio arruaceiro dos terriers, mas não em demasia.

IMG_9090

5. Basset Hound
É um cão calmo e preguiçoso. Mantém-se entretido com brinquedos. Necessita de bastante treino devido à teimosia excessiva. Deve ser treinado para não se tornar demasiado vocal.

Butters at Sunset

Outros cães de porte médio que se adaptam a um apartamento

Com algum treino e sociabilização estas raças poderão vir a dar bons cães de apartamento.

Caniche
Cocker Spaniel
Galguinho Italiano
Schnauzer
Whippet

Top 5 melhores raças grandes para apartamentos

1. Dogue Alemão
Este cão pode chegar aos 80 cm, mas é um verdadeiro preguiçoso em casa. O espaço que este cão precisa equivale a um sítio onde se deitar em cada divisão. Desde que bem exercitado nos passeios são cães perfeitos para ter em apartamento.

All Is Well

2. Greyhound
Não é engano! Estes cães são os mais rápidos no mundo canino, mas em casa são muito calmos. Desde que tenham passeios regulares e exercitados, são óptimos cães de apartamento.

Winnie

3. Mastiff
O Mastiff é a alternativa se quiser um cão de guarda para um apartamento. É um cão muito calmo, mas necessita de passear bastante durante o dia. Deve insistir mais na sociabilização para se assegurar que o cão não se torna demasiado desconfiado de estranhos.

Pluto...

4. Borzoi
Pouco comum em Portugal, o Borzoi é um cão teimoso, mas bastante calmo dentro de casa. Desde que suficientemente exercitado é uma óptima escolha para a vida num apartamento.

solara on white

5. Retrievers
Os retrievers não são cães perfeitos para apartamento, mas com uma boa dose de exercício vivem felizes num. As raças que melhor se adaptam são, por esta ordem:

Golden Retriever
Flat Coated Retriever
Retriever do Labrador

frolick

Outras raças de porte grande que se podem adaptar à vida num apartamento

Desde que bem exercitadas e sobretudo para donos com um estilo de vida activo, estas raças podem-se adaptar à vida num apartamento. São elas:

Bloodhound
Boxer
Cão de Água Português
São Bernardo
Terra Nova

Rafeiro

Os rafeiros podem-se tornar excelentes cães de apartamento. Por serem um grupo tão diversificado, é necessário conhecer o cão em causa para saber se poderá vir a ser ou não um bom cão de apartamento. Contacte associações ou canis e indique que procura um cão para apartamento. Eles saberão indicar-lhe se têm animais que se adaptem ao seu estilo de vida.

Conclusão

Os cães não são todos iguais e mesmo dentro de cada raça há variações. Pode haver cães mais ou menos enérgicos ou mais ou menos vocais. Se estiver um estilo de vida mais activo, pode até ser compatível com um cão mais enérgico que tipicamente não seria recomendado para apartamentos, como por exemplo o Border Collie. O mais importante é sociabilizar e treinar o cão e passar bastante tempo com ele. Se tiver um cão equilibrado, mais adaptável o cão é, desde que esteja sempre ao seu lado.

Lembre-se que não deve escolher a raça do cão apenas baseado no facto de ter um apartamento. Se tem filhos ou outros cães, se tem um estilo de vida activo, se o cão vai ficar muitas horas sozinho ou se tem companhia são alguns factores muitos importantes a ter em consideração.

Se vive num apartamento e tem cães das raças mencionadas ou outras, conte-nos como tem sido a sua experiência até agora!

Originalmente publicado na Arca de Noé: Fonte
Algumas imagens poderão conter direitos de autor, indicados na fonte.

1 responder

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *