Conheça melhor os Coelhos

ConheOs coelhos são animais de companhia muito populares entre nós.

São denominados lagomorfos (não são roedores) e têm algumas particularidades anatómicas e fisiológicas singulares.
A principal característica que distingue dos roedores é o facto dos coelhos terem dois pares de dentes incisivos no maxilar superior (o segundo par está por detrás do par visível). Os seus dentes crescem durante toda a vida do animal e o seu comprimento é controlado pelo desgaste que ocorre durante a mastigação.

Os coelhos têm um esqueleto muito frágil em oposição à potente musculatura que o cobre, por isso sempre que se segura um coelhinho deve-se ter muito cuidado para evitar que ele faça movimentos bruscos ou dê saltos “no vazio”, o que pode resultar em luxação e mesmo fractura da coluna vertebral.

O aparelho digestivo do coelho é muito especializado, para aproveitar ao máximo o material ingerido; o intestino muito desenvolvido e com uma flora muito particular, que produz umas fezes chamadas cecotrofos e são muito ricas em proteínas de alto valor biológico e que todos os coelhos saudáveis devem ingerir.

Apesar de activos, brincalhões e curiosos, os coelhos não devem andar soltos em casa quando sozinhos, pois facilmente roem peças de mobiliário ou fios eléctricos.

Os coelhos são animais muito limpos; cuidam da sua higiene diariamente e mantêm o seu pêlo sempre em perfeitas condições. Tal como os gatos, os coelhos aprendem facilmente a usar a caixa de areia.

Originalmente publicado na Arca de Noé: Fonte
Algumas imagens poderão conter direitos de autor, indicados na fonte.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *