okY5pYI

Conhecer os Répteis

Conhecer os RExistem perto de 8 mil espécies de répteis em todo o mundo, exceptuando na Antárctica. Os répteis surgiram há 300 milhões de anos e acredita-se que as tartarugas mantêm-se muito semelhantes hoje em dia ao que eram quando surgiram há 250 milhões de anos. O primeiro réptil conhecido tinha entre 20 a 30 cm e era semelhante a um lagarto.

Características comuns

Apesar de ser uma classe com muitas espécies, existem também muito pontos em comum. Nenhum réptil tem pêlo ou penas a cobrir o corpo, mas sim escamas ou carapaça. Todos os répteis são vertebrados e nascem já semelhantes à aparência do estado adulto, ou seja não passam por um estado de larva, o que acontece com os anfíbios. Ao contrário destes, os répteis também não têm guelras. Os animais da classe Reptilia têm pulmões e respiram ar.São animais ectotérmicos, ou seja, a temperatura corporal depende da temperatura ambiente já que os répteis não são capazes de produzir calor e por isso dependem do sol/sombra para regular a temperatura do próprio corpo.

Apesar de serem apelidados de animais de sangue frio, por não conseguirem regular a temperatura do próprio corpo, os répteis são animais que preferem zonas quentes e temperadas. Se expostos durante um longo período de tempo a baixas temperaturas, os répteis hibernam ou entram num estado de torpor.

Mas o que ditou a sobrevivência dos répteis e lhes deu a oportunidade de caminharem sobre terra, foi o facto de produzirem embriões protegidos por uma membrana amniótica, quer sob a forma de ovo exterior ou retido no ventre.

Características quase comuns

Quase todos os répteis são tetrapodes, ou seja, caminham em quatro patas, mas as cobras e os licranços são a excepção.

A grande maioria dos répteis põe ovos, à semelhança das aves. Os ovos são quase sempre enterrados ou escondidos em covas subterrâneas. Mas algumas espécies são ovovivíparas, ou seja, retém o ovo no ventre e algumas até vivíparas, tal como os mamíferos, dão luz a animais já vivos.

Existe um réptil que desafia a teoria de que estes animais não gostam do frio. A tartaruga Emydoidea blandingii foi encontrada a nadar por baixo do gelo na região norte dos Estados Unidos da América.

Alguns animais escamados, lagartos e cobras, possuem o órgão de Jacobson que se situa por cima do céu da boca e permite processar as partículas de ar, identificando feromonas. Pensa-se ser esta a razão para muitas cobras sibilarem.

Classificação

Os répteis dividem-se em 4 ordens:

  • Crocodilia – 23 espécies, subdivididas em 3 famílias: Crocodylidae (crocodilos),14 espécies;  Alligatoridae (jacarés, aligatores), 8 espécies, e Gavialidae (Gavial), 1 espécie
  • Squamata – Divide-se em três sub-ordens que compreende os lagartos (Lacertilia), as cobras (Serpentes) e os licranços (Amphisbaenia). São um grupo diverso de mais de 7500 espécies.
  • Testudines – Ordem de todas as tartarugas, terrestres, aquáticas e semi-aquáticas. Compreende cerca de 300 espécies.
  • Sphenodontia – Só existem duas espécies pertencentes a esta ordem, conhecidos popularmente por tuataras.

A herpetologia é o ramo da zoologia dedicado ao estudo dos répteis e anfíbios. Herpetologia vem do grego “herpeton” que significa “rastejante”.

Répteis recordistas

  • O mais pesado – o Crocodilo Crocodylidae porosus chega a pesar uma tonelada.
  • O mais pequeno – o gecko anão Sphaerodactylus ariasae mede apenas 20 milímetros
  • O maior – o Dragão de Komodo, Varanus komodoensis, pode atingir os 3 metros e pesar 80 kg.
  • Os de maior longevidade – alguns répteis estão entre os animais com uma maior esperança de vida na terra. Existem tartarugas que chegam aos 150 anos, crocodilos que chegam aos 70 e cobras, como as pitões, que podem chegar aos 40.

Factos interessantes sobre répteis

Apenas 2% das cobras existentes são consideradas perigosas para humanos. Quase dois terços das espécies de cobras não são venenosas. Na Austrália, contudo, existem mais cobras venenosas do que não-venenosas.

As escamas das cobras e de alguns lagartos são feitas de queratina, que é a mesma substância de que são feitas as unhas dos humanos.

Os crocodilos são parentes mais próximos das aves do que dos lagartos e cobras. Este facto leva a que muitos consideram as aves como parte da classe de répteis.

Originalmente publicado na Arca de Noé: Fonte
Algumas imagens poderão conter direitos de autor, indicados na fonte.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *