Determinação do sexo em aves

DeterminaA maioria das Aves de Companhia, nomeadamente os Psitacídeos, não apresenta dimorfismo sexual, ou seja, o macho e a fêmea apresentam as mesmas características físicas e não nos é possível diferenciá-los.

Um dos meios para determinar o sexo destes animais é a análise do ADN através de uma técnica molecular, denominada PCR (polimerase chain reaction).

O ADN encontra-se no núcleo das células e contém a informação genética e mapa cromossómico de cada espécie. No caso das aves os machos apresentam dois cromossomas sexuais iguais entre si, o que significa que são homozigóticos (ZZ) e as fêmeas são heterozigóticas (ZW).

Esta prova molecular requer uma quantidade mínima de ADN para avaliação, que pode ser obtido através de uma pequena amostra de sangue (o que a torna válida mesmo para pequenas espécies). É uma prova não invasiva e pouco traumática, não implica anestesia, pode ser realizada desde os primeiros dias de vida e sem riscos para a ave. É simples e rápida, com uma fiabilidade de cerca de 100%.

Originalmente publicado na Arca de Noé: Fonte
Algumas imagens poderão conter direitos de autor, indicados na fonte.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *