Iguana: Guia de Iluminação

Iguana: Guia de IluminaA iluminação é essencial para as Iguanas. Estes répteis dependem da luz para fortalecer o esqueleto e do calor das lâmpadas para se aquecerem.Na natureza, as Iguanas trepam os troncos para apanharem banhos-de-sol, ou escolhem zonas mais abertas, junto a rios, para se “bronzearem”. Em cativeiro, o dono deve garantir as condições necessárias para que a Iguana possa apanhar banhos-de-sol. Um das alternativas é um terrário exterior com zona exposta ao sol e sombra. Mas como na maioria dos casos isso não é possível, os donos devem assegurar que a Iguana tem a iluminação necessária para se manter à temperatura ideal e ainda com ossos fortes.

Banhos-de-sol/Basking Spot

Todas as Iguanas necessitam de uma zona onde a luz incida directamente, o basking spot, para que possam apanhar banhos-de-sol. Na natureza, o sol fornece luz visível, raios UVA, radiação UVB, invisível, e ainda calor, contribuindo assim para a formação de ossos fortes, para o bom funcionamento do aparelho digestivo, para um maior grau de actividade e ainda permite que o réptil regule a temperatura do corpo.

A única forma de simular estas condições em cativeiro, é criar uma zona no terrário, geralmente um dos lados ou mesmo o topo, onde possam ser colocadas lâmpadas específicas para a emissão de raios UVB e ainda calor.

Iluminação

Existem no mercado várias opções de iluminação que podem ser combinadas ou utilizadas individualmente conforme o terrário e o tamanho da Iguana. A iluminação fornecida no terrário deve ser de espectro total, ou seja incluir raios UVB, no mínimo 5%, para além da luz visível, raios UVA, e de emitir calor.

No caso de uma Iguana, uma luz de espectro total pode não fornecer o calor suficiente e geralmente é necessário acrescentar uma lâmpada de aquecimento, ou cerâmica. O aquecimento do terrário deve, no caso das Iguanas, surgir da parte superior, de onde as Iguanas instintivamente recebem o calor do sol. Por esta razão, e também porque podem causar sérias queimaduras, não é aconselhado utilizar pedras de aquecimento.

Durante a noite, a luz deve ser desligada, mas a lâmpada de aquecimento deve permanecer, embora emitindo menos calor, já que se deve garantir que a temperatura caia alguns graus no período nocturno.

Local

A iluminação deve colocar-se num dos lados do terrário para garantir que a Iguana pode fazer a sua regulação da temperatura e exposição aos raios UVB alternando entre a sombra e a exposição ao sol. Para garantir o conforto do réptil é habitual colocar-se uma zona mais elevada que permita o relaxamento da Iguana, tais como um tronco.

Segurança

Para garantir a eficácia dos raios UVB e também a segurança do animal, evitando queimaduras, deve-se colocar as lâmpadas entre 20 a 30 cm de distância do réptil. O termómetro é essencial para garantir o conforto da Iguana. Só através da medição da temperatura é possível assegurar que o réptil tem o aquecimento necessário mas que o terrário não aquece demasiado.

Assegure-se de que a Iguana não consegue entrar em contacto com a lâmpada e se necessário aplique uma rede de protecção.

Originalmente publicado na Arca de Noé: Fonte
Algumas imagens poderão conter direitos de autor, indicados na fonte.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *