DSC_5076ss.jpg

Porque é que os gatos miam?

Os gatos miam para comunicar e por essa mesma razão o miar pode ter vários significados distintos, seja para anunciar que tem fome, pedir mimos ou simplesmente dizer olá. Apesar de miarem mais na fase em que ainda são gatinhos, muitos gatos adultos continuam a ser bastante faladores. Existem também raças mais propensas a serem bastante faladoras, como o Siamês, no entanto, cada gato é diferente.

Na infância os gatos miam nas suas interacções com outros gatos e com os humanos mas quando passam à fase adulta o miar é reservado inteiramente para a comunicação com os humanos.

Então porque é que um gato mia?

1. Saúde

Miar constantemente pode ser um sinal que algo se está a passar. Se o gato começar a miar excessivamente, o primeiro passo deve ser levar o gato ao veterinário para despistar algum problema mais sério. Várias doenças podem causar fome, sede ou dor, o que pode conduzir a um miar excessivo.

2. Atenção

Os gatos podem ser animais mais independentes, mas isso não significa que gostem de passar longas horas sozinhos. Quando mia, o gato pode simplesmente estar a pedir mais atenção, alguns mimos e uma sessão de brincadeira. Se o miar for excessivo ignore o gato enquanto este mia, não faça contacto visual nem fale com ele. Quando parar de miar volte a dar-lhe atenção para que este perceba que não é por miar que vai receber o que quer. Uma forma de evitar os constantes pedidos de atenção é dedicar uma porção de tempo generosa para brincar, mimar e passar tempo de qualidade com o seu gato.

3. Comida

Os gatos são bastante gulosos e rapidamente começam a associar a cozinha a comida. Alguns gatos miam assim que vêem o dono a entrar na cozinha por acharem que isso significa que chegou a hora de jantar, mesmo que seja a meio da tarde. Nestes casos deverá evitar colocar comida no comedouro enquanto o gato miar, espere até que pare e só aí disponibilize a comida.

4. Cumprimento

Pode não acontecer com todos os donos de gatos, mas alguns gatos gostam de cumprimentar os membros da família quando estes chegam a casa. Este miar é dos que mais satisfação causa aos donos, uma vez que mostra que os patudos estão felizes por os ver.

5. Stress

Mudanças na estrutura familiar ou na vida quotidiana podem causar stress ao gato, o que o pode tornar mais vocal. Para colmatar toda a agitação tente dar alguma atenção extra ao gato para o tentar acalmar.

6. Envelhecimento

O envelhecimento tem as suas consequências nos gatos, tal como nos humanos. O gato pode começar a mostrar mais fragilidade e alguma desorientação e que podem resultar num miar excessivo sem razão aparente.

7. Cio

Se o seu/sua gato(a) não está esterilizado(a) irá passar por momentos verdadeiramente desesperantes na época do cio. Os gatos miam excessivamente e num tom bastante mais elevado que o normal, capaz de causar noites em branco aos mais dorminhocos.

Depois de ser excluído um problema de saúde, o miar do gato pode ter vários significados, nem sempre fáceis de decifrar, especialmente se for um gato naturalmente muito vocal.

No entanto, se for um miar excessivo lembre-se que não vale a pena punir o gato por miar, opte por não ceder à tentação de dar imediatamente atenção ao gato, ignore até que pare. Ainda assim, faça sempre questão de ter a certeza se por acaso o gato não ficou fechado em alguma divisão ou se a taça de água está vazia.

Originalmente publicado na Arca de Noé: Fonte
Algumas imagens poderão conter direitos de autor, indicados na fonte.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *