Conhece as Doenças mais perigosas do Cão? – Prevenção e Tratamento
Conhece as doenças mais perigosas para o seu cão?
A maioria dos sintomas de doenças do cão são detectados tardiamente, quando é difícil até mesmo aos médicos veterinários curar a doença. A prevenção das doenças e o tratamento atempado podem fazer toda a diferença.
Doenças causadas por bactérias e parasitas podem causar danos nos órgãos do cão e podem mesmo conduzir à morte do seu animal de estimação.
Há vários sintomas comumente observados em animais, através da qual pode facilmente prever se o animal está a enfrentar algum problema, por exemplo, nariz seco, vómitos regulares, aumento da sede, perda de peso, perda de pigmento, etc..
Mas agir de imediato pode salvar a vida ao seu animal de estimação.
E prevenir, pela vacinação ainda é a melhor forma de proteger.
Por isso….
Sabe quais são as principais doenças do cão, e qual a sua prevenção e tratamento?
Aqui endereçamos algumas das mais perigosas e que deve ter especial atenção
Raiva em Cães
A raiva é uma doença terrível que pode ser transmitida aos seres humanos e animais. A raiva pode ser transmitida facilmente através do contato dos animais infetados.
A infecção da doença é considerado de 2 a 12 semanas e esta infecção pode permanecer no corpo do animal durante dois anos.
Os principais sintomas da doença incluem paranóia, insónia, agitação, ansiedade e confusão. Provoca uma encefalite grave, quase sempre fatal.
Existe tratamento para a raiva?
Não há tratamento bem sucedido para a raiva assim que os sintomas se desenvolvem.
O desenvolvimento da doença pode ser evitado se a vacina de imunoglobulina anti-rábica for administrada imediatamente após a exposição. É considerado o tratamento de pós-exposição, mas só eficaz se for feito imediatamente após infeção.
Como pode a raiva pode ser evitada?
1. Proteger todos os cães e gatos por vacinação. A vacinação anual é obrigatória para cães, sendo requisito para emissão de licença em Portugal. Embora não obrigatória, também é possível proteger cavalos, gado bovino e ovino por vacinação.
2. Controlo de animais abandonados. O abandono de cães e gatos expõe-os à infeção de raiva por vi de outros animais abandonados ou selvagens, podendo depois transmitir a infecção a moradores da comunidade e seus animais de estimação.
3. Nos humanos: Se for mordido ou arranhado por um animal suspeito de infeção por raiva, deve imediatamente contactar o seu departamento de saúde local. O tratamento nas primeiras horas é essencial.
Outras doenças perigosas para os cães:
Dirofilariose:
A Dirofilariose é uma doença provocada por um parasita designado por Dirofilaria immitis.
Esta doença afecta o sistema circulatório, as serosas, o tecido conjuntivo e os ligamentos. O cão, o gato e o homem são hospedeiros definitivos, sendo que os parasitas alojam-se no ventrículo direito e artérias pulmonares.
Em Portugal as zonas mais afectadas são as bacias fluviais do Tejo, Douro, Sado, Mondego e Ilha da Madeira.
Quais são os sintomas da Dirofilariose?
Os sintomas aparecem gradualmente, geralmente manifestando fácil fadiga, dificuldades respiratórias, cansaço, intolerância ao exercício, vómito esporádico, e uma leve tosse.
Se não tratada, eventualmente, leva à morte por insuficiência cardíaca.
Como se faz a prevenção da Dirofilariose?
A partir dos 6 meses de idade deve iniciar a prevenção com comprimidos mensais até ao 1º ano de idade.
Nessa altura pode optar por uma injecção anual de desparasitante ou continuar os comprimidos mensais.
Esgana em Cães:
A esgana é uma doença viral, provocada pelo vírus da esgana canino, muito contagiosa entre cães, incurável, e quase sempre fatal.
Afecta sobretudo cachorros entre os 3 e os 6 meses.
A vacinação é a única forma eficaz de reduzir a sua incidência.
Como acontece a infeção por Esgana?
A infeção ocorre por contacto directo entre cães infectados, já que o vírus existe nas narinas e corrimento ocular e os animais infectados podem contagiar com o vírus durante vários meses, sendo o contágio muito rápido em canis e concursos ou no contacto com cães abandonados.
Quais são os sintomas de Esgana?
Afecta o sistema respiratório, gastro-intestinal e nervoso e por isso os seus sintomas são variados, dependendo da fase da doença.
Fase 1: Febres altas , vómitos, mal-estar, pouco apetite, diarreia, desidratação
Fase 2: Tosse (além dos sintomas acima)
Fase 3: Sangue no nariz e nos olhos, convulsões, espasmos, paralisia
Como se faz o tratamento de Esgana?
Após a infeção, o tratamento não impede que o vírus ataque o sistema nervoso, pelo que a probabilidade de cura é baixa e o tratamento complementar normalmente focado em minorar infecções secundárias e sintomas (convulsões, diarreia, pneumonia, sangramento, …).
A única forma eficaz de prevenção é a vacinação ás 6 semanas, seguida de pelo menos 2 reforços separados de 3 a 4 semanas. Até completarem todas as vacinas os cachorros devem ser mantidos afastados de outros cães mesmo que estes estejam vacinados
Deixe uma resposta
Quer contribuir para a discussão?Sinta-se a vontade para contribuir!