Campanha de Dezembro: Saúde Oral

Gastroenterite em cães

Gastroenterite em cães (Gastroenterite Canina)

Gastroenterite é uma doença em que as mucosas intestinais do cão e do estômago são inflamadas. Este é um distúrbio digestivo em que os intestinos não funcionam corretamente. Esta condição é observada em cães de todos os grupos etários. Cada raça do cão é suscetível de forma distinta à gastroenterite.

 

Os sintomas de Gastroenterite em cães

Vómitos persistentes, desidratação e diarreia são os sintomas comuns da gastroenterite. Embora vómitos ocasionais sejam comuns em cães, vómitos intensos ou frequentes não é certamente normal e pode ser o aparecimento de gastroenterite.

No caso de vômito do cachorro ou as fezes conterem sangue, então isso indica gastroenterite hemorrágica. Esta é uma indicação de que o cão está com hemorragia interna e tratamento veterinário imediato é uma obrigação.

Outros sintomas que ajudam a reconhecer gastroenterite em cães são os seguintes:

  • Letargia
  • Falta de apetite
  • Ruídos no estômago
  • Depressão e apatia (falta de energia ou entusiasmo)
  • Às vezes, existe bílis no vômito

 

Causas da Gastroenterite em cães

Dieta inadequada e infeções são em grande parte responsáveis ​​por causar gastroenterite canina. Comer comida estragada ou ingestão de objetos estranhos muitas vezes provoca vómitos e diarreia aguda em cães. Infeções bacterianas, virais ou fúngicas podem também conduzir a gastroenterite. Certos medicamentos como os corticosteroides e as drogas anti cancro podem causar inflamação no revestimento do trato gastrointestinal. Distúrbios abdominais como distúrbios de pancreatite e peritonite metabólicas, tais como doença renal ou hepática podem causar gastroenterite. O trato gastrointestinal fica infetado com parasitas ou bactérias tais como E. cóli, pode também conduzir a gastroenterite em cães.

 

Diagnóstico da Gastroenterite em cães

Os testes de diagnóstico são necessários somente quando o cão está com diarreia severa e vômito. Em muitos casos, os sintomas de gastroenterite são de curta duração e não requerem quaisquer testes de diagnóstico elaborados.

No entanto, se os sintomas continuam por 2-3 dias ou o cão experimenta diarreia ou vómitos que contém sangue, os seguintes testes de diagnóstico são realizados.

  • Hemograma completo (CBC)
  • Exame de fezes
  • Exame de urina de rotina
  • Raios-X ou ultrassom do abdômen
  • Perfil bioquímico sanguíneo.

 

A amostra de sangue do cão é analisada para avaliar contagem de glóbulos vermelhos (eritrócitos no sangue). No caso de os resultados mostram contagem sanguínea elevada, então há uma alta probabilidade de que seu animal de estimação estar afetado por gastroenterite.

Por outro lado, um perfil bioquímico descobre a quantidade de enzimas e de eletrólitos presentes no sangue. Este é um teste de sangue que determina o impacto da gastroenterite sobre a saúde do seu cão através da avaliação da funcionalidade dos diferentes órgãos.

O teste também pode ajudar a avaliar a causa da gastroenterite.

 

Tratamento da Gastroenterite em cães

Como referido acima, gastroenterite canina é tipicamente marcada por episódios frequentes de vómitos. Na verdade, o cão vomita recorrentemente após o consumo de alimentos.

Num tal cenário, o cão deve ser mantido afastado de alimento sólido por um dia ou dois, dependendo da gravidade da gastroenterite. Durante este período, a medicação é dada por via intravenosa de eletrólitos para evitar a desidratação que pode ocorrer devido a diarreia e vómitos.

Cães que sofrem de gastroenterite grave ou hemorrágica, que dura mais de 24 horas, exigem atenção veterinária imediata.

A administração de fluidos por via intravenosa é recomendada para repor os líquidos perdidos.

Logo que a condição se estabilize, uma dieta leve pode ser introduzida. Quando o cão deixa de vomitar, a dieta normal pode ser reiniciada. Se a gastroenterite ocorreu devido a uma infeção bacteriana, o uso de antibióticos é a base do tratamento. Antieméticos como Thorazine e Reglan que são formulados para parar o vômito em cães também podem ser recomendados pelo seu veterinário.

Medicamentos orais não devem ser administrados sem consultar um veterinário já que a dosagem errada pode irritar a mucosa intestinal já inchada.

 

Como prevenir e evitar a Gastroenterite em cães

Manter uma dieta adequada é uma das melhores medidas preventivas para evitar a gastroenterite canina. Evitar a exposição do seu cão a latas de lixo e lixo. Como proprietário de um cão, é preciso monitorizar os hábitos alimentares do seu animal de estimação. Verifique se o seu animal de estimação não come alimentos estragados ou porcaria.

A garantia de que seu animal de estimação recebe comida de cão de alta qualidade pode representar um passo importante na prevenção de gastroenterite. Ambiente do cão também deve ser mantido limpo para reduzir as hipóteses de infeção.

Estas medidas preventivas podem manter o seu cão saudável e bem durante anos.

1 responder
  1. Ruben
    Ruben diz:

    Boa tarde o meu pincher está com uma gastroenterite.. Tenho um gato que vagueia no mesmo espaço.. Será contagioso para o gato?!? Agradeço esclarecimento

    Responder

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.