28-cute-puppy

Sintomas e tratamentos para doenças de pele de cão

Doenças de pele em cães são um dos problemas de saúde mais comuns que todos os cães têm. E, esta pode ser uma grande dor de cabeça para os proprietários, se essas doenças não forem tratadas adequadamente e imediatamente. Elas não só afetam a aparência do seu cão, mas também criam incómodo para o cão e também os seres humanos.

Existem vários tipos de doença de pele que são propensas a acontecer com cães. Doenças de pele podem ser devidas a alergia, higiene, sistema imunológico fraco ou ataque de ácaros. Alguns dos sintomas podem ser facilmente detectadas, especialmente quando o seu cão tiver comichão numa determinada área e continuar a coçar-se ao longo do tempo. Mau cheiro e perda de pelo (peladas) são alguns dos outros sintomas comuns.

 

Neste artigo, pode descobrir algumas da doenças de pele de cães mais comuns, cada um dos sintomas e métodos de tratamento gerais.

 

As doenças de pele são classificados em 3 sub-categorias:. Dermatite Alérgica à Picada da Pulga (DAPP) , Imunomediada doença de pele e de doenças infecciosas da pele

 

Dermatite Alérgica à Picada da Pulga (DAPP)

Dermatite Alérgica à Picada da Pulga (DAPP)  é a alergia de cães à saliva das pulgas .A área mordida vai se tornar um pouco inchada e com comichão. O cão vai sempre tender a arranhar e morder naquela área, resultando na perda de pelo.

 

Como identificar se é Dermatite Alérgica à Picada da Pulga?

Para identificar se o problema é devido a pulga, verifique a pele do seu animal de estimação na zona afetada.

Se encontrar lotes de pequenos pontos pretos na pele, essas são as fezes de pulgas.

 

Como tratar Dermatite Alérgica à Picada da Pulga?

  • O tratamento imediato é selecionar produtos repelentes de pulgas com Etofenprox, piretrina ou permetrina. Eles não só matam as pulgas, mas também as repelem. Dê banho ao seu cão regularmente com shampoo repelente de pulgas.
  • As pulgas tendem a infestar áreas húmidas e na sombra. A pulverização com um desinfestante apropriado para o seu cão como o Pyriproxyfen ou Methoprene  não só vai matar as pulgas, como destruir seus ovos e larva, prevenindo o seu reaparecimento imediato.
  • Mantenha os cães infectados longe do outro.
  • Repita os procedimentos acima até que seu cão esteja livre de pulgas.

 

Doenças de pele auto-imunes em cães

Doenças de pele auto-imunes em cães são doenças resultam da atividade irregular do sistema imunológico.

Estas doenças não são contagiosas.

 

A Dermatite Atópica Canina é causada por hipersensibilidade a determinados alergéneos, como ácaros, poeira, pólen, mofo, certos tipos de alimentos, clima e etc

  • Os sintomas da doença são comichão, especialmente ao redor dos olhos, abdómen e patas , perda de pelo e escurecimento da pele.
  • Deve identificar o alérgeno e manter afastado-lo do seu cão.
  • Esteróides, ácidos gordos (óleo de peixe) e champô anti-bactérias pode ser utilizado para aliviar a comichão.

 

A Displasia folicular Canina  é uma doença genética que faz o cão perder pelo.

  • Peladas na área do pescoço, costas, patas traseiras e cauda são sintomas que aparecem, normalmente aos 2-4 anos de idade.
  • O tratamento para esta doença raramente é bem sucedido.

 

Doenças Infecciosas de pele em Cães

Doenças Infecciosas de pele em Cães são algumas das doenças mais preocupantes.

Elas são contagiosas entre os seus cães e também com os seres humanos.

Comummente as doenças infecciosas da pele são causadas por ácaros, e são chamadas Sarnas.

As mais conhecidas são a sarna demodécica ( “sarna negra”, causada pelo Demodex canis) e a sarna sarcóptica ou “escabiose” (causada pelo Sarcoptes scabiei), também conhecida como sarna notoédrica para gatos (causada pelo Notoedris cati).

A sarna demodécica ou sarna negra – somente é transmissível dos pais para os filhotes, e nunca para outros animais ou para o homem. Geralmente não apresenta prurido ou comichão, e o tratamento muitas vezes é longo.

Sarna sarcóptica ou escabiose – Está sim, é muito contagiosa para outros animais e para os seres humanos. Geralmente a escabiose afeta animais com poucas condições de higiene, sendo uma doença que causa bastante prurido (comichão). Para controlar a doença e o parasita é importante que seja feita a limpeza do ambiente com desinfetantes ou água quente. É importante seguir as orientações do médico veterinário, pois assim em poucas semanas o seu cão ficará livre da doença.

Avaliação:
1 responder
  1. Angela Silva says:

    Boa noite,tenho uma cadela que teve sarna e fungos,ao mesmo tempo. Fez tratamento desde fevereiro, aliviou mas está tudo a voltar. Precisava de uma consulta de um dermatologista…alguém me pode ajudar?

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *