Que Cuidados de higiene devo ter com o meu cão? Com que frequência se deve dar …

Que Cuidados de higiene devo ter com o meu cão?

Com que frequência se deve dar banho ao cão? E as unhas são para cortar? Limpeza de ouvidos como e quando? Ter um animal significa saber responder a estas questões.
Nós Ajudamos!

Habitualmente designado por grooming, o serviço que trata da higiene dos amigos de quatro patas inclui banho e tosquia, mas também escovagem, secagem e corte de unhas.

Ter um cão implica alguns cuidados básicos com a sua saúde e também com a sua higiene. Este último aspeto nem sempre é tido como prioritário, mas deve ser, sobretudo porque, tal como nos humanos, uma boa higiene vai determinar o bem-estar do animal. Vai também condicionar a sua própria saúde e até a saúde daqueles que com o patudo convivem.

Banhos Frequentes
O intervalo recomendado entre banhos poderá rondar o mês e meio a dois meses. Depende de fatores como a raça, quantidade e pelo, estado do pelo. Por exemplo as raças com pelo comprido necessitam de um cuidado redobrado, assim como na altura de mudança do pelo.

Manutenção da Tosquia
Aconselha-se a fazer a manutenção regular dos cuidados com o pelo e a pele do seu animal. Seja em tosquia normal ou técnica. Estamos a falar de uma manutenção a cada dois meses segundo as necessidades do animal.

Corte de Unhas
As unhas dos cães devem ser cortadas, pois ainda que eles caminhem e corram em solos mais duros, estas atividades podem ser insuficientes para o desgaste necessário. Unhas muito compridas alteram a locomoção do animal ou podem enrolar e fazer futuros abcessos.

Escovagem sempre
Todos os cães devem ser escovados, independentemente do tipo de pelo ou raça. Tal é importante para desembaraçar os nós que se vão formando diariamente, bem como ajudar a retirar o pelo morto que vai caindo. Permitindo uma maior higienização e saúde dermatológica.

Cuidados com a desparasitação
Os animais convivem de perto connosco e com outros animais por vezes, mesmo que sejam num passeio no jardim, pelo que é importante um cuidado redobrado no plano desparasitação, Devem ser administrados segundo recomendação do medico veterinário produtos adequados para controlo de parasitas externos ( pulgas e carraças ) e parasitas internos ( lombrigas).

Alimentação Certa
A alimentação dos cães deve ser adequada às suas características. Por exemplo, se o animal estiver com perda anormal de pelo ou pelagem muito oleosa, tal deve ser tido em conta na hora de escolher o alimento. De igual forma as patologias de pele, rim, fígado, alergias entre outras requerem uma ração especifica. Deve sempre consultar o medico veterinário para o devido aconselhamento clínico.

Produtos de higiene adequados
Também os produtos de higiene usados devem ser adequados ao tipo de pelo e características da pele do animal, de forma a minimizar eventuais reações alérgicas. O tipo e tamanho do pelo, raça do animal determina que deve ser adquirido o produto mais indicado para o seu animal.

Para fazer a sua marcação ou esclarecer dúvidas:
212 255 084 & 964 892 879

Devido a esta situação de pandemia a nossa sala é limpa e desinfetada apos cada tosquia ou banho, e os tutores não devem permanecer na sala de forma a poder manter o isolamento social. Para garantir a segurança de todos a nossa técnica estará acompanhada por uma auxiliar ou enfermeira de veterinária, de forma a acautelar o bem-estar do seu patudo.

Equipa LowCost Veterinarios Amora & Fogueteiro

Veja também no Facebook

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *