cat-245374

Gato que morde – 4 razões pelas quais os gatos podem morder

Alguns gatos têm o hábito de morder, este é um problema comportamental comum e alguns proprietários têm de lidar com ele. Este comportamento pode ser muito perturbador para alguns donos de gatos podendo, por vezes torna-se numa situação perigosa.

Normalmente os gatos mordem por 4 razões:

  1. O gato está ferido ou com alguma patologia que provoque dor. Gatos que nunca manifestaram este comportamento e subitamente se tornam agressivos podem estar a tentar encobrir algum tipo de dor, sendo esta uma reação natural no reino animal para encobrir qualquer manifestação de fraqueza. Os animais que aparecem feridos, na vida selvagem, são presas fáceis para animais maiores.
  2. O gato está com medo de alguma coisa. A resposta ao medo num gato fará com que se torne agressivo e possa morder e ou arranhar. Se o seu gato está a agir por medo, é melhor confiná-lo até que ele fique mais calmo.
  3. Agressão redirecionada. Às vezes os gatos redirecionam a sua agressividade contra nós. Esta pode ser causada pelo stress ao verem outros animais através da janela, por exemplo. Outra possível causa desta situação é o tédio. Alguns gatos têm muita energia acumulada e não saem o suficiente para gastar essa energia, muitas vezes mordem partes diferentes do corpo.
  4. Morder a brincar. Às vezes, os gatinhos que são órfãos ou separados da ninhada muito cedo não entendem como brincar corretamente. Os gatos aprendem a proteger os dentes e as unhas com outros gatos, para não se magoarem. Se eles não têm essa oportunidade eles podem magoar-se durante as brincadeiras e sem se aperceberem disso, o que pode levar a brincadeiras mais agressivas quando são adultos.
Avaliação:
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer contribuir para a discussão?
Sinta-se a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *